Cookie Management

In order to improve our services and the browsing experience, we inform you that we use cookies.

Accept

Refuse

26 May 2023

“Seguro contra terceiros” ou “Seguro contra todos os riscos”, sabe a diferença?

Quando compra um veículo a sua primeira preocupação é fazer um seguro automóvel, não só pela obrigatoriedade, mas porque protege no caso de ser envolvido em algum acidente.

Logo em seguida surge a dúvida, faço um “seguro contra terceiros” ou “seguro contra todos os riscos”?

São expressões vulgarmente utilizadas de facto para o seguro de responsabilidade civil e para danos próprios, respetivamente.

O que muitas vezes pode ser um equívoco a utilização destas expressões populares, no caso do “seguro contra todos os riscos” porque não há seguro nenhum que cobre efetivamente todos os riscos.

Mas, afinal, o que protegem estes dois seguros de automóvel e quais as principais diferenças entre eles?

 

“Contra terceiros” – Responsabilidade Civil

  • É obrigatório para todos os veículos.
  • Cobre indemnizações por danos corporais e materiais, causados a terceiros e às pessoas transportadas, excluindo o condutor.
  • Por se tratar de um seguro obrigatório para todos os veículos, mesmo que não estejam em circulação, ou parados há algum tempo, continua a ser obrigatório e a falta do mesmo pode causar consequências legais e financeiras.

 

“Contra todos os riscos” – Danos Próprios

  • É um seguro facultativo, mas mais abrangente que o anterior pois inclui as coberturas legais obrigatórias e as coberturas facultativas de danos próprios: furto ou roubo, incêndio, raio ou explosão, fenómenos da natureza, atos de vandalismo e choque, colisão ou capotamento;
  • O nome correto é Seguro de Danos Próprios porque de facto não cobre todos os riscos. Cobre os danos contra terceiros e os do seu próprio carro mesmo que seja culpado em caso de sinistro.

 

Em ambas as opções costuma existir a cobertura facultativa de quebra de vidros.

Resumindo, o Seguro de Responsabilidade Civil garante a proteção obrigatória legalmente exigida, porem não o protege nem a si nem ao seu veículo em caso de acidente, caso seja o responsável. Para isso, é melhor optar por seguro mais completo como o Seguro de Danos Próprios

 

E agora que já conhece a diferença entre o Seguro de Responsabilidade Civil e de Danos Próprios, sabe qual é a melhor opção para aquilo que procura?  

Aconselhamos que quando for escolher o seu seguro automóvel, analise as melhores opções e as suas necessidades.

Nós temos 3 opções de seguros para veículos ligeiros. Contacte-nos para obter a sua simulação.

Seguros
Automóvel

Clarify your questions about the best insurance for you.

Request a contact or call our helpline and get your questions answered on how you can change or join the best insurance solution for you.

Leave your comment