Gestão de Cookies

Com o objetivo de melhorar os nossos serviços e a experiência de navegação, informamos que utilizamos cookies.

Aceitar

Recusar

26 Maio 2023

“Seguro contra terceiros” ou “Seguro contra todos os riscos”, sabe a diferença?

Quando compra um veículo a sua primeira preocupação é fazer um seguro automóvel, não só pela obrigatoriedade, mas porque protege no caso de ser envolvido em algum acidente.

Logo em seguida surge a dúvida, faço um “seguro contra terceiros” ou “seguro contra todos os riscos”?

São expressões vulgarmente utilizadas de facto para o seguro de responsabilidade civil e para danos próprios, respetivamente.

O que muitas vezes pode ser um equívoco a utilização destas expressões populares, no caso do “seguro contra todos os riscos” porque não há seguro nenhum que cobre efetivamente todos os riscos.

Mas, afinal, o que protegem estes dois seguros de automóvel e quais as principais diferenças entre eles?

 

 

“Contra terceiros” – Responsabilidade Civil

  • É obrigatório para todos os veículos.
  • Cobre indemnizações por danos corporais e materiais, causados a terceiros e às pessoas transportadas, excluindo o condutor.
  • Por se tratar de um seguro obrigatório para todos os veículos, mesmo que não estejam em circulação, ou parados há algum tempo, continua a ser obrigatório e a falta do mesmo pode causar consequências legais e financeiras.

 

“Contra todos os riscos” – Danos Próprios

  • É um seguro facultativo, mas mais abrangente que o anterior pois inclui as coberturas legais obrigatórias e as coberturas facultativas de danos próprios: furto ou roubo, incêndio, raio ou explosão, fenómenos da natureza, atos de vandalismo e choque, colisão ou capotamento;
  • O nome correto é Seguro de Danos Próprios porque de facto não cobre todos os riscos. Cobre os danos contra terceiros e os do seu próprio carro mesmo que seja culpado em caso de sinistro.

 

Em ambas as opções costuma existir a cobertura facultativa de quebra de vidros.

Resumindo, o Seguro de Responsabilidade Civil garante a proteção obrigatória legalmente exigida, porem não o protege nem a si nem ao seu veículo em caso de acidente, caso seja o responsável. Para isso, é melhor optar por seguro mais completo como o Seguro de Danos Próprios

 

E agora que já conhece a diferença entre o Seguro de Responsabilidade Civil e de Danos Próprios, sabe qual é a melhor opção para aquilo que procura?  

Aconselhamos que quando for escolher o seu seguro automóvel, analise as melhores opções e as suas necessidades.

Nós temos 3 opções de seguros para veículos ligeiros. Contacte-nos para obter a sua simulação.

Seguros
Automóvel

Um seguro com 3 opções, dirigido a todos os clientes que possuem veículos ligeiros de passageiros ou mercadorias, seja de combustão, híbrido ou elétrico e que necessitam de proteção para o seu automóvel, condutor e passageiros, assim como possíveis danos próprios.

Aplica-se ao uso na vida privada ou profissional.

Esclareça as suas questões quanto ao melhor seguro para si.

Solicite-nos um contacto ou ligue para a nossa linha de apoio e esclareça as suas questões sobre como pode mudar ou aderir à melhor solução de seguros para si.

Deixe o seu comentário

Rui em 18 Maio 2023

Conteúdo interessante